segunda-feira, 11 de maio de 2009

Humanos Pseudo-Racionais

Todos sabem o que diferencia o ser humano dos outros animais; o dom de poder pensar, discernir o certo do errado, mais será que todos os seres humanos são capaz disso? Todos como humanos temos ambições, o que nos levam a correr atrás de tudo o que julgamos necessário, até ai ótimo, mais numa reflexão profunda no interior mais longícuo do meu cérebro que um dia consegui chegar cheguei a uma ‘quase certeza’: o ser humano de tão racional chega a ser irracional, e pelo motivo que explicarei agora.

Não existem meio termos para o ser humano, ou tem que ser bom demais, ou mal demais e qual o problema disso? Seguinte, na maioria do tempo sempre estamos mal demais, insatisfeitos por não termos ou não sermos tudo o que queremos, somo uma folha em branco, por outro lado... Quando estamos bem, ou temos o que antes parecia não nos permitir sermos completos, ainda queremos mais, queremos mais e queremos mais. TUDO nunca é o bastante e nunca ficamos satisfeitos com absolutamente nada. TUDO se torna em POUCO, e continuamos desejando mais e cada vez mais queremos subir e subir até cairmos como aconteceu com Ícaro, que por querer mais do que podia, morreu por ser ambicioso e nunca se dar por satisfeito.

Racionalidade... se fossemos racionais o bastante saberíamos quando parar, o que é bom o bastante e que só o suficiente já é demais!

Queria ser irracional, não pensar demais. Queria ser um gato, não pra urinar nos outros, mais pra ser independente! O mais independente e esperto de todos os animais em toda a sua ‘irracionalidade’.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto.

    Eu estava pensando justamente nisso agora. Somos simples animais e devíamos aceitar isso, mas essa pseudo-racionalidade que nos impõem todo os dias é massacrante, destrutiva.

    Se eu gritar que meu sonho é sobreviver e dar continuação a espécie serei tido como louco, embora todos os seres vivos façam isso.

    A sociedade quer que sejamos consumistas de roupas, de máquinas e até mesmo de ideias. Quanto mais você pensar, melhor? Errado. É por esse consumo exagerado de ideias que vivemos em um mundo estressado, acorrentados a um elo infinito que faz nos sentirmos vazios e ocupados.

    Tudo isso é uma ironia. E precisamos acordar dessa ironia.

    ResponderExcluir